segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mensagens de Bento XVI aos jovens

Nestes quase oito anos a frente da Igreja, o papa indicou que a juventude é a fase das escolhas vitais que vão gerar consequências para toda a vida. E, de acordo com ele, somente com um projeto de vida definitivo é que os jovens podem evitar cair no arrependimento. E esse projeto só se dá na busca da Vontade de Deus.
“Para descobrir o projeto de vida que vos pode tornar plenamente felizes, colocai-vos à escuta de Deus, que tem um desígnio de amor sobre cada um de vós. Com confiança, perguntai-lhe: Senhor, qual é o teu desígnio de Criador e Pai sobre a minha vida? Qual é a tua vontade? Desejo cumpri-la. Estai certos de que vos responderá. Não tenhais medo da sua resposta! Deus é maior que os nossos corações e conhece tudo (IJo 3,20)!”, mensagem aos jovens em fevereiro de 2010.
Outro ponto enfatizado pelo sumo pontífice é a necessidade de cultivar a amizade com Cristo, que é o único que revela o amor puro que todos procuram.  “Este amor puro encontra em Jesus a sua máxima expressão, encontra no Espírito Santo a sua força e o fogo que incendeia as vidas, os pensamentos, os afetos. Não podemos negar que custa sacrifício viver o amor de modo verdadeiro, mas tenho certeza de que vós não tendes medo do cansaço de um amor exigente e autêntico. É o único que dá a verdadeira alegria!”, discurso de outubro de 2010.
Bento XVI também convocou os jovens a ter uma atitude madura de partilha da fé. “Queridos jovens, quem descobriu Cristo não pode deixar de conduzir também outros a Ele, pois uma grande alegria nunca pode ser guardada só para nós mesmos, mas deve ser comunicada”.
“Vós Jovens, não sois apenas o futuro da igreja e da humanidade. Pelo contrário: sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois o rosto jovem. A Igreja precisa de vós para manifestar ao mundo o rosto de Cristo. Sem o rosto jovem, a Igreja apresentar-se-ia desfigurada. (...) Por isso eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede apóstolos dos jovens. Convidai-os a acompanhar-vos, a fazer a mesma experiência da fé, da esperança e do amor; a encontrar com Jesus, para se sentirem realmente amados, com plena possibilidade de realizar-se”.

Fonte: Site da JMJ 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário